Minha opinião sobre a democracia!
O problema nunca foi o povo votar. O problema é o povo ser manipulado, desinformado ou desestimulado a pensar. Elevar o nível geral tende a fortalecer a liberdade real. Então, o caminho mais sólido não é restringir a democracia, e sim fortalecer a base.
Será que esse meu pensamento, de que a democracia deveria ser cerceada apenas às pessoas inteligentes, não está apenas reproduzindo a desigualdade?
Eu quero um sistema que eleve a base para que ninguém seja um idiota nas mãos de um demagogo; que todos tenham a coragem de pensar por si mesmos. Uma população que não vote por comodismo, mas por querer um país melhor.
Afinal, quem deveria escolher o timoneiro responsável por guiar um barco? Qualquer passageiro aleatório ou os marinheiros que realmente conhecem a arte da navegação, o comportamento dos ventos e a rota das estrelas? Votar não é um direito de nascença; você não adquire essa capacidade apenas por existir. Votar é uma habilidade técnica que exige reflexão e sabedoria. Entregar o destino de uma nação a quem não sabe navegar é, inevitavelmente, um convite ao naufrágio.
❤️💀

Comentários
Enviar um comentário